Captura de Tela 2022-01-28 às 19.39.20.png

Três experiências sonoras com contos de Mário de Andrade

A Gente de São Paulo: Três experiências sonoras com contos de Mário de Andrade é um audiolivro composto por 3 contos do escritor paulista sonorizados artesanalmente pela Rádio a Granel, com locutores convidados e trilha sonora original. 

Para compor as transcriações sonoras dos contos, usamos materiais gravados pelo Departamento de Cultura de São Paulo no interior do Estado, quando Mário de Andrade era seu diretor. São gravações de música tradicional realizadas a partir de 1937 que hoje estão no acervo histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga. 

Mário de Andrade pesquisou a fundo as festas populares paulistas, sendo pioneiro em registrá-las em áudio e vídeo. Também escreveu contos que se passam no interior e capital do Estado, além de muita poesia inspirada por São Paulo. Dialogando com essas sonoridades do passado paulista, uma recriação sonora pode trazer essa rica pesquisa para uma linguagem atual e acessível, um contraponto livre e aberto entre sonoridades captadas nos anos 30 no interior de São Paulo, composições contemporâneas, narrações e uma diversidade de vozes paulistas. 

Integram nossa equipe pessoas interessadas em pensar a questão étnica e cultural de São Paulo a partir dos diálogos e fricções entre diferentes pontos de vista envolvidos nos contos de Mário. Para isso, convidamos um narrador negro (Max B. O.), uma indígena (Rossandra Cabreira) e um branco (Zé Luiz Mazziotti). Pensamos que para desmontar as violências expostas por Mário de Andrade como presentes na história de nosso Estado, precisamos intensificar nossa convivência e criação na diversidade étnica e cultural.

Geral - A gente de São Paulo - flyers de

ESCUTE

* USE SEU MELHOR FONE DE OUVIDO
* SEPARE UM LOCAL CONFORTÁVEL E PREFERENCIALMENTE NO ESCURO
* RELAXE E FECHE OS OLHOS

O POÇO

(c/ Zé Luiz Mazziotti)

TÚMULO, TÚMULO, TÚMULO

(c/ Max B.O.)

CASO EM QUE ENTRA BUGRE

(c/ Maria Fernanda Carmo e Rossandra Cabreira)